Kids Dive | depoimento da vice-presidente, Carla Guerreiro

A vice-presidente da Câmara Municipal, Carla Guerreiro, apontou no dia 8 a relevância atribuída aos oceanos pelo Kids Dive, a decorrer no concelho, considerando que é um projeto em que vale a pena continuar a apostar.


“O Kids Dive é um projeto com futuro, que a Câmara Municipal vai continuar a investir, porque além das questões de sensibilização para a politica dos oceanos, é também uma forma de as crianças vivenciarem novas experiências e, só por isso, vale a pena continuar a investir neste programa”, sublinhou a autarca, numa ação de batismos de mergulho, na Piscina das Palmeiras.

Carla Guerreiro lembrou que o Kids Dive é um projeto iniciado em 2021, numa organização da associação MARDIVE e do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, em parceria com a Câmara Municipal, e nesta quarta edição conta com o envolvimento de agrupamentos que ainda não tinham participado neste que é um programa “cheio de atividades relacionadas com o mar e com a literacia dos oceanos”.

Neste ano participaram 120 alunos das escolas básicas de Azeitão e Lima de Freitas e das escolas secundárias du Bocage e D. João II.

Desde janeiro, o projeto educativo Kids Dive, promotor de conhecimento e sensibilização para a sustentabilidade marinha, dinamizou uma visita de estudo ao Oceanário de Lisboa, workshops, batismos de mergulho e visitas à zona entre marés da praia de Alpertuche, na Arrábida, onde os alunos descobriram a riqueza e biodiversidade do Parque Marinho Luiz Saldanha.

O Kids Dive, que fomenta a literacia sobre o oceano, procura alertar para a urgência de proteger o meio marinho e a biodiversidade, promovendo a sustentabilidade e contribuindo para a formação de uma geração azul mais participativa.

Em simultâneo, este projeto educativo nacional promove a abertura e o conhecimento do mundo subaquático a crianças e jovens, através de um programa educativo de divulgação de ciência baseado nos princípios de “aprender fazendo” e de “conhecer para preservar”.

A 5 de junho, o Kids Dive Summit encerra o projeto no ano letivo 2023-2024, com intervenções de biólogos e de alguns dos 120 alunos participantes.