Setúbal faz homenagem a Pedro Pichardo

O campeão mundial e olímpico do triplo salto, Pedro Pichardo, homenageado na tarde de 3 de agosto em Setúbal, cidade onde faz integralmente a preparação desportiva, agradeceu ao município o apoio dado para a construção de uma carreira coroada de êxitos.


“A melhor forma que tenho para retribuir todo o apoio e carinho é continuar a ter resultados”, afirmou, na cerimónia de homenagem, realizada no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, o atual campeão do mundo do triplo salto, título conquistado em Eugene, nos Estados Unidos da América.

Na madrugada de 24 de julho, Pedro Pichardo saltou 17,95 metros logo no primeiro ensaio da final da competição, juntando o título mundial ao olímpico conquistado há um ano nos Jogos de Tóquio 2020.

“Setúbal e o Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal são como a minha casa. Passo muito tempo aqui, com todas as condições que preciso. Treino de segunda a sábado e tenho dias que venho cá durante a manhã e à tarde. Cinco, seis horas. Chego a passar mais tempo na pista do que na minha própria casa”, afirmou na homenagem, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal.

O superatleta do triplo salto fez questão de agradecer a todos que o apoiam neste caminho de sucessos, em particular a autarquia. “Desde que cheguei que fui sempre muito acarinhado. Aqui, tenho todas as condições para fazer ainda melhor.”

Para Pedro Pichardo, fazer ainda melhor é bater o recorde do mundo detido pelo britânico Jonathan Edwards, com 18,29 metros. “É um objetivo e não um sonho. Um sonho é algo que está distante, difícil de alcançar. No meu caso, é um objetivo e é para isso que trabalho. Agora é esperar que aconteça.”

O atleta luso-cubano de 29 anos, que representa o Sport Lisboa e Benfica, diz que está sempre focada nos títulos. “Treino sempre para ganhar. Só penso na vitória e isso motiva-me”, afirmou o triplista, que, confessou, prefere “saltar a falar para os jornalistas”.

O vereador do Desporto na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, ao frisar que é “um privilégio ter em Setúbal o melhor do mundo no triplo salto”, destacou o efeito positivo que Pedro Pichardo tem no desenvolvimento e incentivo de jovens atletas e na promoção da cidade.

“Ter Pedro Pichardo a ser um exemplo inspirador para os nossos jovens é algo que nos enche de orgulho e que motiva a trabalhar cada vez mais”, realçou o autarca, para assegurar que o município está fortemente empenhado em dar continuidade ao objetivo para fazer de Setúbal “uma referência na esfera desportiva”.

Pedro Pina destacou, igualmente, o contributo das diversas instituições e entidades que contribuem e continuam empenhadas para o sucesso desportivo do triplista, nascido em Cuba a 30 de junho de 1993 e naturalizado português, que regista uma carreira ímpar coroada de títulos e recordes, sobretudo nos últimos anos.

Em 2018, Pedro Pichardo tornou-se o detentor do recorde nacional de triplo salto e da melhor marca mundial do ano ao saltar 17,95 metros, que superou em 2021 em Tóquio, com 17,98. Meses depois, sagrou-se campeão da Diamond League pela primeira vez na sua carreira, conquistando o título no meeting de Bruxelas de 2018.

Sempre em crescendo, com diversos e importantes títulos arrecadados, o atleta atingiu o ponto mais alto da carreira nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a 5 de agosto de 2021, com o ouro no maior evento desportivo mundial, a que junta agora, com prestígio equiparado, o ouro nos Campeonatos do Mundo de Atletismo de Eugene 2022, após, já este ano, a 18 de março, ter sido vice-campeão mundial em pista coberta, na Sérvia.

O presidente da Fundação do Desporto, Paulo Frischknecht, elogiou “o trabalho e os valores inspiradores para toda a sociedade de Pedro Pichardo” e destacou o papel da Câmara Municipal de Setúbal na promoção desportiva com a “qualificação de equipamentos e a sua disponibilização ao usufruto do público”.

Já o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, manifestou “profundo reconhecimento pelo empenho e sentimento que a Câmara Municipal de Setúbal coloca para que nada falte ao Pedro Pichardo e para que este possa continuar a ter ainda mais sucesso”.

O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, enalteceu mais este “grande resultado para o atletismo português” e destacou a importância de Pedro Pichardo para o futuro da modalidade. “Um atleta que ganha títulos e medalhas abre portas para que outros também possam singrar.”

A cerimónia de homenagem incluiu o descerramento de uma placa de consagração a propósito do mais recente feito desportivo do atleta, a qual está numa das paredes do Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal juntamente com outra pela conquista do ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

O evento contou ainda com as participações de Diana Gomes, presidente da Associação de Atletas Olímpicos, e Ana Oliveira, em representação do Sport Lisboa e Benfica, a par de autarcas do Executivo municipal, presidentes de juntas de freguesia e membros da Assembleia Municipal.