EXIB Música 2023 | A História por trás das canções

Dez cantores ibero-americanos partilharam na manhã de 20 de outubro histórias pessoais ligadas a músicas, num evento do EXIB Música que contou a participação do vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina.


“A História por trás das Canções”, realizado na Igreja do Convento de Jesus, teve como principal objetivo estabelecer novas pontes entre as culturas latino-americanas e europeias e conectar com o imaginário cultural ibero-americano.

Durante o encontro, Diogo Picão e Silvana Peres, de Portugal, Triana, de Espanha, Verónica Cruz, de Cuba, Vivi Pozzebon e Aixa Figini, da Argentina, Taís Reganelli, do Brasil, Luca Dúo, do México, José Delgado e Andrea Imaginario, da Venezuela, e Melaní Luraschi, do Uruguai, contaram, cada um, uma história pessoal ligada a uma canção própria ou alheia.

Antes, na sessão de abertura, o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, fez o seu discurso de forma original, cantando a música “João e Maria”, com letra de Chico Buarque e música de Sivuca.

“A minha irmã, mais velha que eu 14 anos, cantava-a quando me queria adormecer. A música conta a história de um menino, mas fala de coisas tristes também e é uma metáfora permanente. Esta é a música da minha vida, que a minha irmã me cantava, que eu canto para os meus filhos e que estou convicto que eles vão cantar para os seus filhos”, partilhou o autarca.

Ao longo de toda a manhã, o espírito de comunhão fez-se sentir por parte do público que assistiu ao encontro, uma vez que contou com a presença de pessoas provenientes de diversos pontos do espaço ibero-americano, uma geografia formada por Portugal, Espanha e países da América Latina.

Até amanhã, a nona edição do EXIB Música, quinta seguida em Setúbal, com organização do exibproject e da Câmara Municipal, proporciona mais de uma dezena de concertos gratuitos com grupos de diversos pontos daquele grande território.

No primeiro dia, 18 de outubro, A Cantadeira e Diego el Gavi, de Portugal, e Ana Crismán, de Espanha, deram início ao programa de concertos, a decorrer, na Igreja do Convento de Jesus e no Fórum Municipal Luísa Todi.

No dia 19 de outubro, o EXIB Música 2023 reservou atuações de Lía Sampai e de Magaly Saré y Manel Fortiá, de Espanha, do português Marco Oliveira, do espanhol Hugo Arán e do brasileiro Márcio Faraco no espetáculo “Cada um Canta Uma”, Eva y Nadia, da Argentina, e Ariel Brínguez Quintet, de Cuba.

O cartaz de dia 20 e 21 de outubro, o EXIB Música 2023 conta com concertos de Sara Vidal, Portugal, Mirla Riomar, do Brasil, Laura Itandehuí, do México, María Cristina Plata, da Colômbia, Juliette Robles, do Peru, Ensamble B11, da Venezuela, e Garupá, da Argentina.

O programa completo pode ser consultado nesta ligação.