Homenagem a Maria Adelaide Rosado Pinto

O vereador da Cultura na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, enalteceu o legado de humanidade da musicóloga e poetisa setubalense Maria Adelaide Rosado Pinto, homenageada a 17 de novembro em encontro no Salão Nobre dos Paços do Concelho.


“Maria Adelaide Rosado Pinto é uma referência na cidade que nos deixou um legado de humanidade”, destacou o autarca na sessão de homenagem em que se incluiu a apresentação da antologia “Entre a Música e a Poesia”, com contributos de elementos da Casa da Poesia de Setúbal, que promoveu a iniciativa.

O vereador Pedro Pina elogiou a “forma original com que a Casa da Poesia de Setúbal concebeu uma edição literária preenchida de conteúdo, e que, acima de tudo, dá uma oportunidade de revisitar uma pessoa inspiradora”, para depois destacar Maria Adelaide Rosado Pinto como “uma mulher à frente do seu tempo”.

Nesta perspetiva, o autarca sublinhou o trabalho desenvolvido pela homenageada no Conservatório Regional de Setúbal e na Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, instituições que têm “a marca indelével de um olhar em que a condição da educação e da criação cultural e artística” são eixos centrais.

“Estas duas instituições onde foi uma marca incontornável, continuam a ser uma marca na vida da cidade e isto só está ao alcance de pessoas que pensam à frente do seu tempo”, afirmou Pedro Pina, ao encetar o desejo de que este “legado de humanidade continue a ser traduzido das mais diferentes formas”.

Musicóloga, formada no Conservatório de Música de Lisboa e bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, frequentou diversos cursos no estrangeiro que lhe permitiram aceder a novas perspetivas didáticas e pedagógicas que se traduziram em métodos inovadores que aplicou em instituições e projetos de Educação Musical nas escolas.

Nascida em Setúbal, em 30 de junho de 1913, Maria Adelaide Rosado Pinto tinha uma personalidade multifacetada, independente e inovadora. Além da vertente musical, desenvolveu o gosto literário, tendo editado a obra “Marés Vivas”. Faleceu a 22 de setembro de 1997.

Nuno Marques, do executivo da União das Freguesias de Setúbal, destacou Maria Adelaide Rosado Pinto como uma figura ímpar da cultura da cidade. “Extraordinária intérprete e professora de música, também com este lado menos conhecido da poesia, o qual temos tentado promover e divulgar.”

O trabalho desenvolvido pela Casa da Poesia de Setúbal foi igualmente evidenciado por Nuno Marques, ao apontar o “ecletismo e atividade sempre desafiante da associação em novos projetos”, em que se destacam “A Poesia Vai à Escola” e o concurso de poesia “Jovens Poetas”.

A sessão literária, organizada com o apoio das edições Colibri, da Câmara Municipal de Setúbal e da União das Freguesias de Setúbal, contou ainda com um momento de declamação poética por João Completo e um apontamento musical pelo Conservatório Regional de Setúbal.