25 de Abril | Omiri

Um concerto de Omiri, com diversos convidados, realizado no dia 22 à noite no Fórum Municipal Luísa Todi, no âmbito das Comemorações dos 49 anos do 25 de Abril, celebrou a identidade e diversidade setubalense.


Durante perto de duas horas, no espetáculo de Omiri, projeto do músico e produtor português Vasco Ribeiro Casais, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, o público teve um papel ativo, participando mesmo no alinhamento, composto maioritariamente por temas do disco “Estremadura Vol. I: Setúbal”.

Vasco Ribeiro Casais, que subiu ao palco com a sua viola braguesa, cavaquinhos, gaitas portuguesas, nyckelharpa e bouzouki, tocou quase sempre acompanhado por convidados, como A Cantadeira, Os Ribombando, Coro Feminino TuttiEncantus, Xoto, Carla Lança e GLUM – Grupo de Limpeza Urbana Musical, que integra funcionários da Câmara Municipal, em temas como “Marcha de Setúbal” e “Poesia de Ferro”.

O músico revistou os temas originais compostos para um espetáculo de Omiri em 2021 em Setúbal para as festas do Dia de Bocage e da Cidade.

Num encontro do ciclo ComTradições, inserido no programa das Comemorações do 25 de Abril, Vasco Ribeiro Casais deu um concerto memorável, no qual conversou abundantemente com a assistência.

Além da música ao vivo, o espetáculo contou com uma forte componente multimédia, com atuações e testemunhos audiovisuais partilhados numa projeção em videomapping, incluindo, entre outros, de A Garota Não.

Nas imagens projetadas, foi ainda possível apreciar trechos da cultura e da paisagem sonora recolhidos numa pesquisa realizada por Vasco Ribeiro Casais em Setúbal.

O concerto no Fórum Municipal Luísa Todi, sala com a presença de 370 pessoas, incluiu também uma homenagem à antiga funcionária do município Sara Graça, falecida em 2022.

Nascido em 1977, o músico já colaborou com artistas e grupos como Né Ladeiras, Uxu Kalhus, Filipa Pais e Velha Gaiteira.

Depois deste encontro, segue-se, no âmbito das Comemorações dos 49 anos do 25 de Abril, hoje, às 22h00, no Largo José Afonso, um espetáculo de Xutos & Pontapés, seguido de fogo de artifício à meia-noite na Doca dos Pescadores. A entrada é livre.

O programa completo das comemorações do 25 de Abril está disponível nesta ligação.

 

Documentos Relacionados