Sebastião da Gama e serra da Arrábida

Conferências, música, um prémio literário, leituras encenadas de poemas e a pintura de um mural integram o programa das Comemorações do Centenário dos Nascimentos de Joana Luísa e Sebastião da Gama, a decorrer ao longo do ano.


O programa inclui um vasto conjunto de atividades culturais, a decorrer desde 28 de fevereiro do ano passado, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Setúbal, Junta de Freguesia de Azeitão e Associação Cultural Sebastião da Gama para homenagear a vida e obra do poeta azeitonense, nascido em 10 de abril de 1924, e da mulher Joana Luísa, nascida a 28 de fevereiro de 1923.

Um dos momentos altos está agendado para o dia 10 de abril com a entrega do XVII Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, às 11h30, na Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, logo após a deposição de flores no monumento ao poeta, em Vila Nogueira de Azeitão.

No período da tarde, as comemorações centram-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Setúbal, com a leitura de poemas pelo TAS, às 18h00, seguida, meia hora depois, de mais um encontro do ciclo “Ler Sebastião da Gama”, com Guilherme d’Oliveira Martins.

Este ciclo de conferências contou com a participação de destacados especialistas e admiradores da obra do poeta, como são os casos de Pedro Mexia, Luís Filipe Castro Mendes e Viriato Soromenho-Marques, que mergulharam no universo poético de Sebastião da Gama, proporcionando uma reflexão sobre a sua relevância na cultura portuguesa contemporânea.

O programa reserva, igualmente, uma exposição biobibliográfica do ciclo “Autor do Mês, patente na Biblioteca Pública Municipal de 1 a 30 de abril, e a mostra fotográfica “Os lugares de Sebastião da Gama pela lente de Américo Ribeiro”, que pode ser visitada entre os dias 6 de abril e 18 de maio, na Casa Bocage.

Em destaque está, igualmente, a pintura de um mural pelo artista Samina na Casa do Povo de Azeitão, a partir do dia 1 de abril, com o objetivo de perpetuar o legado dos escritores nas ruas do concelho.

O teatro junta-se às comemorações com a performance “A cada verso nasço”, pelo PICA, integrada no projeto Terças com Sebastião da Gama, no dia 2 de abril, às 21h00, no Rooftop do Fórum Municipal Luísa Todi, com entradas a 5 euros.

A música também faz parte do programa, com os concertos do projeto E-vox, no dia 13 de abril, às 11h30, na Igreja do Convento de Jesus, e “Calligraphy”, com Vitor Joaquim e convidados, a 30 de abril, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, ambos com bilhetes a 5 euros.

Outras iniciativas em destaque são as apresentações da Antologia de Sebastião da Gama “Por mim fora”, que reúne uma centena de poemas do poeta azeitonense, organizada e prefaciada por Ruy Ventura, e do livro infantil “Sebastião, o menino que nasceu poeta”, da autoria de Idalina Veríssimo e ilustrado por Cristina Arvana.

Já a Casa da Poesia de Setúbal apresenta em 11 de maio, no Encontro Poético, a antologia “Entre a Poesia e a Vida – No Centenário de Sebastião da Gama”, coletânea de poemas de poetas associados.

Para os mais novos, o Serviço Educativo dos museus municipais reserva um conjunto de iniciativas ao longo do ano, como a atividade de pedestrianismo “Pelos Trilhos de Sebastião da Gama” e o “Peddy-Paper Sebastião da Gama”.