Centenário de José Saramago | Exposição "Voltar aos passos que foram dados"

A dimensão literária e o pensamento crítico de José Saramago foram destacados na tarde de 9 de abril pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, na abertura de uma exposição de homenagem ao Nobel da Literatura.


“José Saramago tinha uma forma muito própria de estar na sociedade. Criticava-a fortemente, mas nela reconhecia também sempre a importância da mudança”, afirmou o autarca na abertura da mostra “Voltar aos passos que foram dados”, patente até 14 de maio na Galeria Municipal do 11.

Entre outubro de 1979 e julho de 1980, José Saramago percorreu o país para escrever “Viagem a Portugal” e no final da obra partilhou: “É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre. O viajante volta já.”

A afirmação inspira a exposição “Voltar aos passos que foram dados”, preparada pela Fundação José Saramago e que agora chega a Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal, no âmbito das comemorações locais do centenário do nascimento do escritor.

A mostra, composta por uma dezena e meia de painéis de grande dimensão, com textos e imagens, faz um convite ao público para uma viagem cultural pela biografia literária de José Saramago, numa descoberta do legado cívico de um dos maiores nomes de sempre da literatura nacional.

Com seleção e composição de textos de Carlos Reis e Fernanda Costa e design do ilustrador André Letria, a vida e obra do homenageado é dada a conhecer em cinco blocos, concretamente “Saramago, a Obra”, “A Formação do Escritor”, “O Tempo da Estátua”, “O Tempo da Pedra” e “Saramago, Escritor Universal”.

A mostra, que em Setúbal foi redimensionada e readaptada pelo município ao espaço expositivo em termos de produção, que a enriqueceu ainda os conteúdos originais com obras literárias disponíveis na biblioteca pública e recortes de imprensa, cumpre o desígnio de divulgação e de orientação pedagógica, uma vez que permite um contacto de iniciação com a literatura e o pensamento saramaguianos.

“Devemos estar agradecidos por tudo aquilo que nos deixou e espero que as gerações vindouras venham também a reconhecer a importância e os ensinamentos do legado cívico e cultural de José Saramago”, vincou o presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

A ligação de José Saramago a Setúbal foi também evocada. “Esteve por várias vezes na cidade e, pouco tempo após o seu falecimento, a Câmara Municipal de Setúbal decidiu homenageá-lo com a atribuição do nome do Nobel da Literatura a uma avenida da cidade.”

Numa perspetiva mais pessoal, André Martins recordou a personalidade do homenageado pela vivência adquirida no contexto autárquico quando, no final da década de 80, era membro da Assembleia Municipal de Lisboa presidida por José Saramago. “Sempre o conheci com aquele saber que aprendeu no duro da vida.”

 A exposição “Voltar aos passos que foram dados”, que pode ser vista gratuitamente até 14 de maio, de terça a sexta-feira das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e aos sábados das 14h00 às 18h00, está igualmente integrada no programa das comemorações setubalenses do 25 de Abril.

 “Ter Saramago aqui connosco, ele que também foi um homem de luta, é algo que nos deixa orgulhosos, sobretudo quando estamos perto de assinalar os 48 anos da Revolução dos Cravos”, sublinhou o presidente do município, ao reforçar a necessidade continuar a celebrar o 25 Abril. “A Liberdade é sempre qualquer coisa que nunca está segura. Por isso, é preciso, todos os dias, sermos firmes na luta e na defesa dos valores e princípios conquistados por Abril.”

A abertura de “Voltar aos passos que foram dados” contou com as participações do vereador da Cultura na Câmara Municipal, de Setúbal, Pedro Pina, e dos presidentes das juntas de freguesia do Sado e de São Sebastião, Marlene Caetano e Nuno Costa.

A mostra é um dos pontos altos do programa setubalense, a decorrer ao longo do ano, com cinema, tertúlias, instalações artísticas, concertos, teatro e várias outras atividades evocativas de José Saramago enquanto escritor e como cidadão com uma marca vincada na sociedade.

O programa completo das comemorações setubalenses do centenário do nascimento de José Saramago, uma organização da Câmara de Setúbal com a Fundação José Saramago, entre outras entidades, está disponível aqui.