Nosso Bairro Nossa Cidade

A participação ativa e permanente dos moradores em ações de melhoria dos bairros é impulsionadora do Nosso Bairro, Nossa Cidade – Programa Integrado de Participação e Desenvolvimento da Bela Vista e Zona Envolvente, criado pela Câmara Municipal de Setúbal.

A iniciativa envolve residentes, serviços municipais e perto de trinta entidades sediadas no território, uma área que engloba os bairros da Bela Vista, da Alameda das Palmeiras, do Forte da Bela Vista, das Manteigadas e da Quinta de Santo António.

De acordo com dados habitacionais da autarquia de dezembro de 2011, é abrangida por este programa uma população estimada de cerca de 6700 pessoas, num total de 153 edifícios com 1592 fogos, dos quais mais de 26 por cento são propriedade privada.

O Nosso Bairro, Nossa Cidade estabelece que as ações a realizar devem ser protagonizadas pelos moradores, gerando a participação das pessoas nas decisões que a elas e à sua comunidade dizem respeito, com o objetivo de promover a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.

As pessoas, organizadas em grupos, participam nas decisões e também nas tarefas inerentes à execução das ações, numa lógica de formação de lideranças e de mobilização popular.

Pelos resultados alcançados desde 2012, nomeadamente na melhoria da qualidade de vida dos munícipes envolvidos nas atividades desenvolvidas, o Nosso Bairro, Nossa Cidade é, hoje, uma referência nacional e internacional, servindo de caso de estudo em vários locais.

A 24 de julho de 2018 o Nosso Bairro, Nossa Cidade foi distinguido com o Prémio de Boas Práticas no concurso da AICE – Associação Internacional das Cidades Educadoras.

O projeto acabou por ser uma das três ideias vencedoras entre 62 candidaturas de 49 cidades membros, provenientes de 12 países.

O programa está organizado em cinco eixos de prioridade – intervenção com jovens; educação, formação e emprego; imagem e visibilidade; vida em comunidade; promoção da participação das pessoas.

As bases de intervenção foram configuradas a partir da análise dos indicadores de diagnóstico do Observatório Social da Bela Vista, realizado em 2007, e da agregação das propostas dos serviços municipais e dos parceiros locais.

O documento que serviu de guia de orientação para a implementação do Programa Integrado de Participação e Desenvolvimento da Bela Vista e Zona Envolvente – Nosso Bairro, Nossa Cidade está disponível para consulta nesta página.

O Nosso Bairro, Nossa Cidade está presente no

Conheça o portal do Observatório Social da Bela Vista

Áreas de Intervenção

O programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, abrangendo o Bairro da Bela Vista, a Alameda das Palmeiras, o Forte da Bela Vista, as Manteigadas e a Quinta de Santo António, implica uma dinâmica que incide numa população que totaliza quase sete mil pessoas.

O Bairro da Bela Vista foi construído na década de 70, no âmbito do Plano Integrado de Setúbal, promovido pelo ex-Fundo de Fomento da Habitação e coordenado pelo arquiteto José Charters Monteiro.

É constituído por 45 edifícios (19 pátios) com um total de 840 fogos. Destes, 454 são habitados por inquilinos da Câmara Municipal de Setúbal, enquanto 386 (46 por cento) já pertencem a proprietários privados.

Edificado durante a década de 90, a Alameda das Palmeiras, o “Bairro Cor-de-Rosa” da Bela Vista, foi construída em duas fases, a primeira em 1992, com a criação de 216 fogos, e a segunda, a partir de 1993, com mais 36 habitações, estas no âmbito do Programa Especial de Realojamento.

O denominado “Bairro Azul” é composto por um conjunto de duas dezenas de edifícios, com um total de 167 fogos, dos quais 37 (22 por cento) são propriedade privada.

As Manteigadas, a área do Nosso Bairro, Nossa Cidade com menos fogos sociais, estão localizadas numa zona envolvente à Bela Vista. O bairro tem 19 edifícios de habitação social, o que corresponde a 114 casas.

Na envolvência da Bela Vista, a Quinta de Santo António possui 27 edifícios de habitação social, com um total de 219 residências, propriedade da Câmara Municipal de Setúbal.

Ação

A construção de um futuro melhor é feita por homens e mulheres, dos jovens aos idosos. É feita a uma só voz, num empenho conjunto, aliado a uma participação cívica ativa, que junta uma multiplicidade de culturas e etnias com crenças diferentes.

O dinamismo é uma das imagens de marca do Nosso Bairro, Nossa Cidade, programa municipal que encontra na população a força motriz e que todos os anos, desde 2012, impulsiona um conjunto de atividades em prol da comunidade.

Entre este conjunto atividades constam ações de reabilitação urbana, com pinturas de edifícios e galerias, reparações de escadas e recuperação de espaços devolutos, através de materiais disponibilizados pela autarquia e de apoios mecenáticos para a execução das obras, estas, a cargo dos moradores.

As atividades dinamizadas no Nosso Bairro, Nossa Cidade englobam também as áreas da cultura, da ação social, da formação cívica e do desporto, com uma panóplia de iniciativas que fomentam o convívio e a partilha, assim como o contacto de proximidade entre moradores, entre os diferentes bairros e a própria cidade.

Caderno IV Encontro Moradores NBNC 2017 | Clique para ler o documento
Clique para ler o documento

Tudo isto é debatido, anualmente, em encontros, em formato de plenário, em que moradores, Executivo municipal, técnicos camarários e representantes de instituições, reunidos em grupos de trabalho, discutem, analisam, refletem e apresentam novas ideias a implementar no âmbito do programa.

Declaração da Assembleia de Moradores

Os moradores, reunidos em assembleia, a 7 de maio de 2017, avaliaram o trabalho realizado nos primeiros cinco anos do Programa Nosso Bairro, Nossa Cidade e reforçaram o compromisso ativo através da assinatura da Declaração da Bela Vista.

Nosso Bairro Nossa Cidade | Declaração da Assembleia de Moradores (2017) | Clique para ler
Clique para ler documento

RUBE

A supressão dos estigmas sociais associados à Bela Vista, com a criação, em paralelo, de uma dinâmica social que incremente o relacionamento salutar e profícuo entre as várias comunidades residentes no bairro estão entre os principais objetivos do RUBE – Regeneração Urbana da Bela Vista e Zona Envolvente. O programa, aprovado pelo PORLisboa – Programa Operacional Regional de Lisboa, no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, implica o desenvolvimento de 18 projetos e 16 ações complementares.

Conheça o RUBE ao pormenor

Setúbal para Morar

“Setúbal para Morar” é uma publicação que reúne, de forma sucinta, testemunhos de moradores que se uniram em torno de uma causa comum, organizando-se para fazer da cidade um local melhor para se viver, em conjunto e harmonia.

Notícias

Nosso Bairro, Nossa Cidade | Comemorações do Dia Internacional do Idoso

‘Nosso Bairro’ celebra Dia do Idoso

NBNC | Estúdio de Som e Imagem da Bela Vista

Estúdio audiovisual reforça atividade cultural

GAT Setúbal - inauguração

Centro reforça prevenção na saúde

NBNC | Férias Bairro - verão 2021 | Teatro e lanche no Parque Verde da Bela Vista

Férias no bairro ocupam tempos livres

Nosso Bairro, Nossa Cidade | Reunião geral na Alameda das Palmeiras

Nosso Bairro mostra-se ativo

Nosso Bairro, Nossa Cidade | Caminhada Noturna

Caminhada celebra Nosso Bairro

NBNC - II Convívio dos Voluntários do Projeto Estudo Acompanhado

Computadores reforçam estudo acompanhado

Espaço Nosso Bairro, Nossa Cidade | Bela Vista

‘Nosso Bairro’ ativo ganha novas oficinas

NBNC - visita da Associação Municípios - sessão temática com moradores dos bairros

Bela Vista destacada em estudo sobre habitação

Nosso Bairro, Nossa Cidade | Barbearia no Espaço NBNC da Bela Vista

Cortes de cabelo vão ao Nosso Bairro

NBNC - Inauguração de pintura do Espaço da Quinta - Quinta de Santo António

Arte urbana embeleza Espaço da Quinta

NBNC | Visita Universidade do Porto

Nosso Bairro é tema de documentário no Porto

Férias no Bairro | Nosso Bairro, Nossa Cidade | via Zoom

Atividades no ecrã ocupam Férias no Bairro

Reunião do Conselho Local de Ação Social de Setúbal - 17 dezembro 2020

Rede Social avança com projeto para sem-abrigo

Férias no Bairro | entrega de prendas | Quinta de Santo António

Ação solidária presenteia Nosso Bairro

Street Jazz Dance | Nosso Bairro, Nossa Cidade

Street jazz dança no Nosso Bairro

Nosso Bairro, Nossa Cidade | Street Jazz Dance | José Semedo

Aulas põem Bairro a dançar

Nosso Bairro, Nossa Cidade | entrega de prémios Rotary

‘Saúde no Bairro’ é projeto premiado

Primeiros Socorros

Formação ensina primeiros socorros

NBNC - Festa de Natal Férias no Bairro

Festa celebra Férias no Bairro

Nosso Bairro, Nossa Cidade | Prémio Santander | Caminhada e Dança

Nosso Bairro conquista novo prémio

Seminário Cidades Educadoras - apresentação NBNC | Bela Vista

Bela Vista apresenta programa premiado

5.º Encontro de Moradores Nosso Bairro, Nossa Cidade

Moradores ativos decidem novas ações

Aniversário do Espaço da Quinta - Quinta de Santo António - Nosso Bairro, Nossa Cidade

Espaço da Quinta comemora aniversário

Nosso Bairro Nossa Cidade

Projetos municipais promovidos na região

5.º Encontro de Moradores Nosso Bairro, Nossa Cidade - conferência de imprensa

Nosso Bairro prepara novo plano de ação

Alameda das Palmeiras - pintura de novo mural - 2019

Arte pinta A Nossa Casinha

‘Nosso Bairro’ prepara encontro de moradores

Arte urbana pinta A Nossa Casinha

Arte urbana alinda A Nossa Casinha

NBNC - Festa dos Santos Populares - Quinta de Santo António

Quinta de Santo António em festa

8.º Passeio da Primavera - Nosso Bairro, Nossa Cidade

Passeio da Primavera revela cidade

Dia Europeu Sem Carros

Cidade revela-se a cicloturistas

Balanço 4.º Encontro Moradores NBNC - Comemorações 25 Abril

Moradores fazem balanço de ações

Nosso Bairro é exemplo de Boas Práticas

‘Nosso Bairro’ celebra prémio educador

Espaço aumenta oferta de bairros

Boas práticas em bairros valem prémio

Prémio distingue boas práticas em bairros

Espaço novo na Quinta de Santo António

Encontro reflete sobre inclusão nas cidades

Festa em bairro celebra fim do verão

Nosso Bairro despede-se do verão com alegria

Nosso Bairro Nossa Cidade

‘Nosso Bairro’ recebe prémio

 

Documentos Relacionados